segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

CHOICES - Alex Dias protagoniza longa-metragem em NY

Em agosto e setembro de 2013, gravei o longa-metragem "CHOICES", escrito e dirigido por Lourival Chiarentin, em que fui o protagonista. O filme começou a ser rodado no Brasil e foi filmado também nos Estados Unidos, em Nova York.

O diretor e roteirista Lourival Chiarentin (a direita) junto de Henio Chiarentin, seu assistente


Para falar melhor sobre o filme, reproduzo abaixo uma breve apresentação que escrevi.

Já diria o poeta Paulo Leminski, “isso de querer ser exatamente aquilo que a gente é ainda vai nos levar além”. Mas onde é esse “além”, o que precisaremos enfrentar nessa jornada em busca de nós mesmos? Quantos nos acompanharão e quantos teremos que deixar para trás, ou se perderão no caminho?

O longa-metragem “Choices”, cujo roteiro e direção são assinados por Lourival Chiarentin, da York City Eventos e Produções Artísticas LTDA, é a possibilidade de investigar todas as nuances de um personagem que vê sua vida desmoronar devido a suas escolhas erradas e que precisará encontrar seus pontos de apoio e suas próprias forças para dar a volta por cima.

Dennis é um sujeito “boa praça”, criado com amor por sua família, com uma namorada linda, amigos... ou seja, tudo o que poderia demonstrar uma vida normal, equilibrada, saudável e promissora. No entanto, Dennis se envolve com drogas e isso o leva ao fundo do poço. Perde a confiança de todos. Sua namorada, que esperava um filho seu, por tanto desengano, decide realizar um aborto de alto risco, pois já estava com uma gravidez avançada. Seus pais lutam por ele, mas depois de tantas decepções tomam a decisão mais difícil de suas vidas: afastarem-se do próprio filho, como uma tentativa desesperada de que Dennis consiga perceber o que está fazendo com sua vida.

Serão mais de 10 anos de silêncio entre Dennis e seus familiares, período em que ele conseguirá se livrar das drogas, reestruturar sua vida e então escolherá ir em busca de suas origens, recuperar seus laços afetivos com todos que confiaram nele e tentaram, de alguma forma, o ajudar.

Dennis sabe que não será fácil o reencontro, mas necessário. Sua família mudara-se para os Estados Unidos, logo após o aborto realizado por Lola (a namorada de Dennis). O que Dennis não imagina, são as inúmeras aventuras, perigos e pessoas incríveis e outras perigosas que ele encontrará nessa jornada. Muito menos Dennis é capaz de imaginar que depois do episódio do aborto, seguido do abandono de sua família, que lhe faz ter sonhos constantes com uma criança que vai crescendo ao longo do tempo em seus sonhos e que Dennis não consegue jamais ver-lhe o rosto... mal sabe ele que esse reencontro com a sua família lhe colocará frente a frente com o mistério que envolve esses sonhos e de quem se tratará a pessoa de seus sonhos.

Choices é protagonizado pelo ator Alex Dias, que possui grande experiência no teatro e vem se destacando em produções para o cinema, como sua participação no documentário ficcional “Araraquara: memórias de uma cidade”, que estreou dia 28 de novembro de 2013 nos cinemas e conta com participações de José Celso Martinez Corrêa e Ignácio de Loyola Brandão, entre outros.


Alex Dias também está gravando o longa-metragem de terror trash “O Mosquito Gigantetítulo provisório – e contribuindo como preparador de elenco no filme dirigido pelos irmãos Marcos Luiz de Castro e André Luiz de Castro, também conhecidos como “os gêmeos do cinema”. Em 2015 estará nos cinemas um novo longa-metragem, protagonizado por Alex Dias. Esse longa-metragem também será um marco na carreira do ator e na vida de todos que trabalharem na produção do filme, pois será algo inédito na produção cinematográfica nacional. Por isso mesmo, isso é tudo que podemos revelar, por ora, sobre este filme.


Alex Dias já participou de inúmeros curtas-metragens, destacando o filme MNEMOSYNE, dirigido por Cláudia Gomes, que foi lançado em Santos no dia 02 de dezembro deste ano, e que conta a história de um escritor em crise criativa, que herda o antiquário da família. Neste filme, além de ser o protagonista, Alex Dias ajudou na preparação do elenco e também foi assistente de direção.  [veja o making of]

Destacam-se também, em “Choices”, as atuações da atriz Waneza Muller, nascida em Florianópolis, mas que vive atualmente no Rio de Janeiro; e que tem participações na TV em “Faça a sua história” e “Avenida Brasil”, entre outras. No cinema, a atriz atuou também em “Não se pode viver sem amor”, de Jorge Duran e em “Além dos olhos”, de Michelly Hassada.

Outra atriz que apresentou cenas marcantes em Choices foi Thaís Falleiros, que vive a personagem Lola, namorada de Dennis (Alex Dias), que já participou de dez curtas-metragens e trabalha com teatro desde 1993. Outro grande destaque nas atuações é do Ator estreante Alexandre Miranda, que vive o personagem Laércio, que fica mais conhecido pelo seu apelido: “Nerd”. Laércio se tornará o grande amigo de Dennis, e se mostrará fundamental para a recuperação de Dennis. Este é o primeiro trabalho de Alexandre Miranda no cinema e com certeza é um ator muito promissor.

“Choices” conta ainda com inúmeros outros atores que se destacam e ajudam a trama a se desenvolver, mas sem dúvida alguma, a personagem principal deste filme é o amor pela vida e a vontade de fazer as coisas valerem a pena. E Dennis lutará com todas as forças para que reconheçam que ele fará as escolhas certas.


Alguns momentos de Alex Dias pelos Estados Unidos

O ator desembarcou em NY no dia 03 de setembro, num clima agradável e durante todo o mês pegou apenas dois dias de chuvas; sendo que a primeira pancada foi bem forte, deixando algumas ruas de New Rochelle alagadas. Esse era um dos momentos de folga do ator e, por sorte, aconteceu enquanto voltava de uma visita que fizera ao Metropolitan Museum of Art. Chegou no apartamento onde estava hospedado literalmente ensopado em estado de arte, com o passaporte, carteira e celular protegidos em um saco plástico improvisado; após ter que atravessar de mão dada a um transeunte americano uma das ruas, devido a enxurrada forte.

Durante as filmagens em NY, não há como esquecer os momentos marcantes, como as gravações em plena Times Square, afinal, de tanto andar... “Dennis” chegou nos EUA.

Alex Dias e a atriz Thais Falleiros em cena de "Choices", no Brasil

Mas sem dúvida, o episódio que ficará para sempre entre as memórias exóticas de momentos inesquecíveis de trabalho e prazer aconteceu em uma ponte da cidade de Nyack-NY, quando estava embaixo de uma ponte, enquanto o diretor e seu assistente estavam sobre a ponte para realizarem uma tomada. De repente, perceberam que um helicóptero da polícia americana estava sobrevoando o local, vigiando a equipe e, não demorou muito, dois carros da polícia estadual cercou o diretor e seu assistente. 

Foi tudo tranquilo, apesar do susto. Só disseram que nossas atividades tinham dado muita dor de cabeça, pois receberam muitas ligações de denúncias. E pediram para a equipe se retirar do local. O filme perdeu uma das cenas, mas todos ganharam essa história para contar aos futuros filhos e netos. Depois descobrimos pelo noticiário que naquele dia, enquanto trabalhávamos, havia ocorrido o atentado a base da Marinha americana em Washington. 

Lourival Chiarentin e Henio Chiarentin. Fiz a foto momentos antes da chegada do helicóptero da polícia americana

Agora é só aguardarem que em 2014 Choices deverá chegar às telas. E que venham novos desafios como este e novas parcerias com esse diretor, roteirista e produtor incrível que é Lourival Chiarentin, junto de sua esposa Regina Chiarentin; que além de tudo, foram tão generosos e, devido aos grandes corações, passaram a ocupar um lugar especial no coração do ator Alex Dias.


Galeria Choices

Abaixo, mais alguns momentos de making of de "Choices"! Afinal, enquanto eu não estava gravando, aproveitava para dar uns cliques e registrar alguns momentos.

"Dennis após ter as pernas quebradas por sua mãe". Foto de Waneza Muller


Cena do aborto. Foto de Waneza Muller

Lourival Chiarentin dirigindo Alex Dias. Foto de Waneza Muller

Alex Dias em cena gravada num cemitério, no Brasil. Foto de Waneza Muller

Alex Dias, acabando de desembarcar em NY - EUA 
Alex Dias gravando na Times Square - NY

Alex Dias gravando na Times Square - NY

Alex Dias gravando na Times Square - NY

Alex Dias gravando na ponte de Nyack em NY
Enquanto esperava para gravar uma cena num parque em Nova York, flagrei essa cena
Jasmine, atriz americana que interpreta a filha de "Dennis" atenta ao diretor Lourival Chiarentin - NY - EUA

Atriz Waneza Muller em cena de Choices, no Brasil

Da esquerda para a direita: Regina Chiarentin, Lourival Chiarentin, com as atrizes Waneza Muller e Thais Falleiros

Ator Manu Fernandes recebendo instruções do diretor

Após cena "boa", ator Ricardo Nascimento com o diretor Lourival Chiarentin

Lourival e Regina Chiarentin no comando da cena. Ao fundo, Alexandre Mirando e Michel Felisberto

Conversa de Lourival Chiarentin com Andre Luiz de Castro, diretor dos Estúdios Kaiser de Cinema de Ribeirão Preto

Atores Fernando Faro e Breno Ruis em ação

Alex Dias gravando cena nos Estúdios Kaiser de Cinema de Ribeirão Preto

Preparativos para a cena com cadeira de rodas, nos Estúdios Kaiser de Cinema

Lucas, que interpretou o personagem BJ jovem

Vinícius que interpretou BJ adulto, acompanhado de Regina e Lourival Chiarentin

Tête-à-tête entre Regina Chiarentin e a atriz Waneza Muller antes das gravações

O ator Wanderley Stallone

Momento de descontração no set: atores Wanderley Stallone, Waneza Muller e Alexandre Miranda

Momento de descontração no set: a sequência!

Atriz Lourdes Nelli

Ator Alexandre Miranda

César Augusto, que interpretou o delegado. 

Atriz Thais Falleiros com o ator Ademir Esteves. Gravação da cena do aborto!

Thais Falleiros pronta para a cena. Lourival Chiarentin atento aos detalhes

Atriz Waneza Muller gravando a cena do aborto

Lago que fica em frente ao prédio em que fiquei hospedado em New Rochelle - NY. Vista inspiradora

O mesmo lago de New Rochelle, por outro ângulo. Viagem inesquecível 
Atriz Mile Ghiraldi amansando as "feras" para a gravação em NY

Atriz Mile Ghiraldi, pega de surpresa na hora do clique pelo intrépido Dennis Chiarentin

E finalmente a gravação da cena rola e todos ficam concentrados, sobretudo Dennis, o do meio, "zerando" o jogo! 

Dennis Chiarentin, que foi meu anjo da guarda e "coach de inglês"!

Alex Dias traquinando enquanto aguardava para gravar uma cena num estúdio de tatuagem em NY

Alex Dias, cena gravada no Brasil

E todos de olho no resultado.. Alexandre Miranda, Lourival Chiarentin, Alex Dias e Thais Falleiros

Atriz Thais Foresto em ação: a secretária!

Atriz Thais Falleiros gravando a cena do aborto

Regina Chiarentin preparando a atriz Thais Falleiros para a gravação

Entre família, Regina Chiarentin em seu momento "diva"

O danadinho Lucas, ganhando o colo da avó antes das gravações

Cena emblemática em filme rodado no Brasil: campo de futebol! A meninada levou a sério

Ator Ademir Esteves e atriz Thais Falleiros em cena

Editor de "Choices", Henio Chiarentin

Entre uma gravação e outra, a gente achava com o que se divertir a todo momento

Porque no fim, tudo o resta é o dever cumprido e a busca por um novo ideal e daquilo que falta